Páginas

sexta-feira, 27 de julho de 2012

O esquema de distribuição da Globo me deixou enojado, disse o ator Caio Blat


Victor Zacharias

O ator Caio Blat esteve em Suzano em um evento promovido pela prefeitura durante o qual participou de uma roda de conversa com a juventude e contou um pouco da sua trajetória de vida, a experiência no teatro, cinema e televisão.

Sua premiada carreira começou precocemente, primeiro fez comerciais de publicidade aos 8 anos, depois atuou em novelas, só então chegou ao teatro. Quanto aos estudos, preferiu fazer faculdade de direito ao invés de artes cênicas, pois a intenção era a de ampliar sua cultura e conhecimento. Entrou na USP, mas não concluiu o curso.

Cinema não chega aos pobres
Quando foi fazer o filme Bróder morou por um tempo no bairro de Capão Redondo em São Paulo, foi lá que percebeu que o cinema não chega até as pessoas da periferia, o público que atinge é restrito, o motivo a seu ver é porque não existem salas disponíveis nestes lugares, o ingresso é caro e o filme brasileiro fica uma semana em cartaz e sai para dar lugar aos filmes da indústria americana.

Esquema para fazer sucesso
Ele foi produtor de seus últimos filmes, por isso descobriu qual era o esquema da distribuição, e Caio indignado disse "é uma coisa que me deixou enojado, me deixou horrorizado".

"No cinema a distribuição é predatória, ainda é um monopólio", disse Caio, "são pouquíssimas empresas distribuidoras e o que elas fazem é absolutamente cruel, elas sugam os filmes, não fazem crescer, sugam para elas, são grandes corporações".

Ele disse, "ia ao Vídeo Show, no programa do Serginho Groisman e outros. Achava que era um processo natural de divulgação, foi quando descobri que estas coisas são pagas. Quando vou ao programa  do Jô fazer uma entrevista isso é considerado merchandising, não é jornalismo".

A Globo faz estas ações de merchandising, inclusive em novelas, e fatura para a Globo Filmes. Comenta Caio, "Ela cobra dela mesma". Ele notou que este é uma espécie de "kit" para que o filme aconteça e seja exibido em dezenas de salas em todo o Brasil. Se por acaso os produtores não aceitarem esta imposição, a Globo não levará ao ar nada do filme em nenhum de seus veículos, nem no eletrônico, nem no impresso,  Caio completa, "Se não fechar com a Globo Filmes, seu filme morreu"

No contrato de distribuição, Caio detalha, fica estabelecido que o primeiro dinheiro a entrar da bilheteria do filme é para pagar a Globo Filmes, "É um adiantamento que estamos fazendo. Olha o que eles estão dizendo! Adiantamento fez quem realizou o filme, investiu muito antes". Ele pergunta, "O que a Globo faz? Quanto ela gastou para fazer este "investimento"? Nada. O programa deles tem que acontecer todos os dias, eles precisam de gente para ser entrevistada, finaliza sobre este tema.

Jornalismo que é propaganda disfarçada
Sem contar o lado ético, que no capitalismo é apenas retórica, chega-se a primeira conclusão que tudo que é exibido na televisão, uma concessão pública, é propaganda, ora em formato de comercial, ora como merchandising, isto é, dentro do programa e até em estilo jornalístico. Outra conclusão é que a TV gera lucro em outros negócios para seus concessionários que nada tem a ver com a atividade fim da concessão.

Lei limita propaganda
Nas leis, que completam 50 anos, de números 52.795/63, art.67 e 88.067/63, art.1, art 28, 12, D, está escrito o seguinte: Limitar ao máximo de 25% (vinte e cinco por cento) do horário da sua programação diária o tempo destinado à publicidade comercial. Pelo visto, ela claramente não é cumprida na programação que vai ao ar.
Existem também canais que passam promoção de vendas o tempo, neste caso, além da lei citada, também deixam de cumprir o princípio constitucional : Art. 221 - A produção e a programação das emissoras de rádio e televisão atenderão aos seguintes princípios:  I - preferência a finalidades educativas, artísticas, culturais e informativas.
Tudo leva a crer que estas questões são graves o suficiente para suspensão das outorgas das emissoras infratoras.

Por isso, e por muitas outras coisas, é preciso que este tema da democracia da mídia seja discutido no país e o Marco Regulatório da Comunicação, após ampla consulta pública, encaminhado o mais rapidamente ao Congresso, sem o qual a Liberdade de Expressão com diversidade e pluralidade continuará seriamente prejudicada.

Assista ao vídeo do bate papo, a questão da mídia começa a ser colocada com 12'53"



O vídeo acima foi retirado do ar a pedido do ator, com a internet tem liberdade de expressão, foi postado um novo vídeo somente com o trecho que Caio fala sobre os esquemas da Globo.

110 comentários:

  1. É... O Blat teve coragem de falar os meandros dos esquemas da emissora da famiglia Marinho, porém agora vai sofrer as consequências.
    Espero que ele vença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prá "ele vencer" devemos, povo, lutar com ele!!! Boicotemos a GLOBO, gente!!!!

      Excluir
    2. EU JÁ FAÇO ISSO DESDE 1986,DE LÁ PRA CÁ ISOLEI A GLOBO,DEPOIS QUE ASSISTI O DOCUMENTÁRIO ''ALÉM DO CIDADÃO KANE.PRODUZIDO PELA BBC DE LONDRES.QUE FAZ UMA ANÁLISE DA REDE GLOBO,COMO FOI CONSTRUÍDA ATRAVÉS DE EMPRÉSTIMOS IRREGULARES,SÓ ASSISTINDO.SÓ QUE A GLOBO COMPROU UM JUIZ E O FINADO ITAMAR FRANCO E CASSARAM OS DIREITOS PODE?ASSISTA!

      Excluir
    3. NA INTERNET VOCÊ PODE BAIXAR ESTE FILME.CIDADÃO KANE.DOCUMENTÁRIO(DA BBC DE LONDRES)QUE FOI CASSADO DE FORMA MUITO SUSPEITA NO ANOS 90 POR ITAMAR FRANCO E UM JUIZ.

      Excluir
    4. E você acha que isso só acontece na Globo?
      Todos os canais fazer isso.
      O "jornalismo" é uma farça!

      Excluir
    5. O cara fez um inimigo poderoso......

      Excluir
    6. Agora que ele sacou que tudo na tv é comercial? Mas ele reclama, e no entanto sua mulher trabalha na empresa, ele mesmo narra programas para a empresa...Não sei, desde o dia em que inventaram a televisão aberta, sabemos que seu lucro advém dos comerciais. na fechada, são outros quinhentos. Agora, essse ator, alegar ingenuidade no seu relacionamento com a tv? Talvez por nõ tr conluído o curso de direito, não tenha desenvolvido uma mente perspicaz...

      Excluir
  2. É sempre compensador ler um desabafo desses. Se todos os indignados vomitassem, esse monopólio já teria acabado há muito tempo. Parabéns pra ele.

    ResponderExcluir
  3. O Pedro Cardoso é outro corajoso...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não acho o Pedro corajoso não. No programa do Bial ele se calou quando o Paparazzi disse que a Globo é a maior cliente dos paparazzis. Achei o discurso dele inflado até o momento em que ele se viu diante de um dilema entre criticar a chefe ou se calar. E ele se calou.

      Excluir
    2. Amém!
      Achei que só eu tinha percebido isso...

      Excluir
    3. Mas ninguém é obrigado a atirar no pé... o fato do cara não ter falado diretamente contra o chefe não torna ele covarde nem desvalida o que ele falou de bom antes. Todo mundo tem que pagar contas.

      Excluir
    4. Amém! 2
      Tb achei que só eu havia percebico.

      Excluir
    5. Na boa, sem ofensa nenhuma aos demais acima, concordo com o Anônimo. E pelo que me recorde do programa, quando o paparazzi citou o nome da globo o próprio Pedro Cardoso confirmou. Das opiniões que vejo na net reparei que algumas pessoas interpretaram que o PC saiu "perdendo" o "debate". Respeito a opinião, mas tenho que descordar. Pra mim o objetivo dele era criticar não só a globo como todas as outras entidades que geram essa mercado, o que ele fez muito bem. O que ele não poderia (até poderia, mas enfim) era descer a lenha citando o nome da globo o tempo todo, pois se ele quer manter o emprego não seria nada inteligente.

      Excluir
    6. Pelo visto, a audiência da globo continua, pois os comentários sobre o PC, foi sobre o programa do Bial, bem, não vi e não sei o que ele falou, programinhas chatos.....Caio foi deveras corajoso, admirável, parabéns pela lucidez...

      Excluir
    7. Gostei muito do que o Pedro Cardoso disse e não achei ele covarde. Pelo contrário, achei que o Bial deu um jeito de terminar rápido aquela entrevista. O bial disse que no programa dele se falaria de tudo, mas quando o Bial se inflou para falar verdades, o Bial o cortou e ficou incomodado com o que estava sendo dito! Cacau Cast

      Excluir
    8. Gostei muito do que o Pedro Cardoso disse e não achei ele covarde. Pelo contrário, achei que o Bial deu um jeito de terminar rápido aquela entrevista. O bial disse que no programa dele se falaria de tudo, mas quando o Pedro Cardoso se inflou para falar verdades, o Bial o cortou e ficou incomodado com o que estava sendo dito! Cacau Cast

      Excluir
    9. olha,essa prática n é exclusividade da globo,todas as emissoras seja rádio ou tv no Brasil são conceções públicas e nem por isso tem a programação voltada ao que deveria.tudo é monópólio,quem vai comprar briga com a coca-cola? isso é jogo de poder,globo,record,sbt...é que falar mal da globo dá audiencia.

      Excluir
  4. Caio Blat nunca mais trabalhará nesta cidade..

    ResponderExcluir
  5. Olha Caio, é horrível tudo isso!!! Mas é tudo uma grande indústria um grande balcâo de negócios!!!! Veja a saúde... que aliás não temos.... porque? porque é comércio!!! então, se eles não ligam pra saúde do corpo vai cuidar pra saúde da mente? (que é a cultura) querem todos "burros" porque assim, não há com o que se preocuparem.... é Caio, é difícil... sempre te admirei pelo seu trabalho, você é fantástico, e eu te dou a maior força... Afinal você está lutando pela cultura e isso merece sempre louvor!

    ResponderExcluir
  6. Chega uma hora que cansamos de ser escravizados e manipulados! Carta de alforria!

    ResponderExcluir
  7. Sabemos que a Rede Globo realmente é tudo isso que Caio falou, mas o que me pergunto é pq ele só decidiu falar isso depois que saiu da emissora??? Assim fica fácil!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, gostaria de saber seu nome... "Assim fica fácil criticar!!!" :D
      Mas, respondendo a sua pergunta... Eu acho que quando se está numa guerra tem que ser esperto, caso contrário tá perdido! O Caio se aliou por um tempo ao "inimigo poderoso" pq era o ÚNICO MEIO de se fazer conhecido "globalmente"! Se ele não fizesse isso, de nada valeria toda sua bela índole, sua moral... ninguém escutaria um "Zé ninguém", não acha? Aliás, não é isso que acontece com você, comigo, e com tantas outras pessoas??? Temos boa índole, moral, boas idéias mas... quem quer nos dar ouvidos???
      Um abraço... nada anônimo!! :)

      Excluir
    2. Marcia, colocação perfeita! Caio honrou as calças que veste, é um Homem com H maiusculo. Mostrar a sociedade a face oculta que a globo vende por tras dos panos foi mais uma colocação honrosa de um cidadão que quer ver o país ir pra frente. Não foi apenas uma critica a globo mais um alerta a toda a sociedade.

      Excluir
  8. Não acho que ele tenha dito nada demais. E isso não mudará a realidade das coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. DESABAFAR DEPOIS DE SAIR NÃO TIRA O MÉRITO DO ATO. ELE NÃO É QQ ATOR, ATOR DE MERDA.

      A REALIDADE DAS COISAS IMEDIATA TALVEZ NAO VEJAMOS, MAS É PUBLICIZANDO E CHAMANDO AO DEBATE PÚBLICO QUE ACONTECEM.

      Vamos deixar de ser medíocres e opressores ao desconstruir ou desmerecer uma atitude levando em conta nossa visão idiota de mundo, capitalizada e subserviente.

      Caio, meu velho, não é por esse papo aí, admiro seu trabalho. Ator de filme, de verdade, tem que ser reverenciado.


      abraço

      Excluir
    2. "a mudança imediata das coisas..."

      Excluir
  9. Voce já devia saber como se trabalha, se desde os 8 anos voce anda nessa, para mim não é novidade nenhuma, cada um procura o meio mais fácil de ganhar a vida.
    Nós que não andamos em facilidades, temos que saber viver. Já dizia o Roberto Carlos" É preciso saber viver"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Esse é o pensamento senso comum que infelizmente torna dos brasileiros um povo pacifista (vulgo "deixa-a-vida-me-levar") frente a situações em que é por NECESSIDADE REVOLTAR-SE! Aprimore sua critica e saia desse rebanho vergonhoso. Passar bem!

      Excluir
  10. Parabens, Caio. Não há outra palavra a ser utilizada do que nojo pela forma como as coisas "fazem sucesso" porém, enquanto o povo se divertir com BBB e outras imbecilidades não vejo solução.

    ResponderExcluir
  11. A Globo deveria ter a coragem de acolher o Caio em suas novas produções (não só pelo bom ator que é como por ter se mostrado um homem de coragem) como modo de ela mostrar grandeza institucional. Como ficava muito claro no texto bem humorado da família Dinossauro, empresas e pessoas participam de um jogo muito desigual.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela coragem!
    Espero muito sucesso e lembrando que não existe somente a rede globo para atuar! tem a Record, com ctz essa é uma luta sim. Mas não é somente um sinal de marginalização do meio artístico! é a Globo dia-a-dia aos tropeços! Caio Blat, seu trabalho é maravilhoso! desejo que novas portas e oportunidades apareçam, como ator ou como diretor!

    ResponderExcluir
  13. Precisamos fazer com que pessoas como o Caio Blat se fortaleçam e vençam. E, prá "ele vencer" (o Brasil, na verdade!) devemos, povo, lutar com ele!!! Boicotemos a GLOBO, gente!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisamos que Caio Blat vença?
      Precisamos que a nação vença!
      Enquanto ficarmos escolhendo alguém pra vencer sempre teremos o mesmo sistema!
      Daqui a pouco ele vence e fica pior que todos os meios de comunicação do país!
      Fica a dica! Você só vai conhecer um homem quando o poder for dado a ele?
      Ou você acha que ele também não está interessado apenas nas vitórias dele?
      Ah... ele está pensando em toda a nação! Bobagem!

      Excluir
    2. Boicotar a Globo pra assistir o q? Edir Macedo Record? Jornal do Boris na Band? Desenho na Cultura?

      Se todos usassem o tempo que assistem TV pra ler tudo seria diferente.

      De que adianta criticar a indústria que é praticamente o topo da carreira de um ator? Todos sabem o que é Tv e o que são capazes para conseguir audiencia, e dá certo.

      O maior protesto acontece quando a maioria começa a fazer o seu, reciclando primeiramente a própria cabeça.

      A televisão é o reflexo do povo, só passa o que o povo gosta!!!!

      Excluir
  14. Se dependesse de mim, a Grobo bobo já nao existiria... aliás, existe alguma emissora brasileira boa? Eu não tenho idéia, pois estou fora há muito tempo. Alguém desconhecia o poder destrutivo da rede gRobo??? Alguém desconhecia que o jornalismo na maioria dos casos é comprado no Brasil????

    ResponderExcluir
  15. critério para "ser alguém": aparecer na globo. assim você terá voz e ganhará um bom dinheiro também.

    deprimente.

    ass.: pedro

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Parabéns Caio!Admiro sua vontade de mudar ! Não é todo mundo que deseja ser Tiradentes.
    Neste sistema, onde os mais forte dominam, poucos dão a cara para revelar o que há por tras de tanta força !!! Como se constroi impérios econômicos !

    A midia tem poder,as vzs comparada a um segundo Deus. Tanto pode te elevar,te fazer conhecido mundialmente, como também pode destruir uma imagem.
    O relevante é que nosso país para mudar modelos HEGEMÔNICOS, precisa de pessoas corajosas, embasadas em argumento fortes para enfretam certos grupos.
    Vc faz parte desta minoria.
    Parabéns Caio Ator , parabens Caio Advogado.

    Deus esteja sempre com vc. O amor ao próximo é necessário sim! Não podemos estar no modelo do TER (ter carro, ter casa, ter apartamento, ter fazenda... ) e sim do SER (ser humano, ser honesto, ser amigo, ser gentil, SER ETICO), pois Deus não quer discurso, reza etc. Deus quer atitudes com ações comprometidos no que diz respeito ao ajudar.

    Porque enganar ao homem é fácil o dificil será prestar contas com Deus. Qundo encontramos no noticiário pessoas famosas viajando p tratamento de alguma doença em outro país. A pergunta q vem logo é: O q fizeste pelo teu próximo ???

    Somos o q fazemos. Faça pelo próximo o resto Deus nos dara por merecimento.
    Abraços VITÓRIA. Admito vc parece com meu filho,
    Claudinha

    ResponderExcluir
  18. isso e ser brasileiro com carater honra seu pais ver a verdade dita!

    ResponderExcluir
  19. eu já era fã do trabalho do cara;depois dessa entrevista virei fã do cara também!parabens pela hombridade.

    ResponderExcluir
  20. Até onde eu sei o Caio Blat está escalado pra próxima novela das seis, tendo inclusive gravado. O que em tese torna sua crítica ainda mais contundente.

    ResponderExcluir
  21. A revolução está começando! A tecnologia hoje permite que pessoas como eu e meus colegas consigamos distribuir filmes de novas maneiras, exibi-los com custos mais baixos e para públicos maiores! Nossas exibições são, na maior parte das vezes grátis para o público!

    Estes esquemas podres vão acabar! A sociedade sempre encontra um jeito de triunfar sobre essa ganância maldita!

    Viva o cinema digital, a internet livre; e a cultura para todos! Bora trabalhar por um mundo melhor!

    ResponderExcluir
  22. A TV Globo eh tudo de bom. Como tem gente recalcada falando mal da melhor empresa desse pais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A GLOBO E TUDO DE BOM?? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk MAFIOSA, ISSO SIM!!!

      Excluir
  23. Bem, a realidade do nosso país de dimensões continentais é que não adianta ter leis se não são colocadas em prática, ficam só na teoria. Não me refiro apenas a esses tipos de casos, mas a tantos outros, dizem: "é proibido", mas fazem o que querem, quando querem e como querem, e nada acontece.

    ResponderExcluir
  24. Maravilhoso! Depois de Pedro Cardoso agora Caio Blat se rebelando, chega de pagar pau pra essa indústria que condiciona o povo brasileiro e espalha futilidades.
    Vamos divulgar essa reportagem nas nossas redes sociais, vamos fazer nossa parte para acabar com esse monopólio diabólico da rede GLOBO

    ResponderExcluir
  25. Torço pelo Caio, mas acho que ele dançou... pelo menos nas emissoras de tevê... Vai ter de batalhar no teatro e no cinema.
    Quanto às Organizações Globo, estou fora faz tempo... Nem jogo do meu time ela passa.

    ResponderExcluir
  26. É ótimo vermos e ouvirmos um artista desta invergadura falando do submundo do grande império midiático brasileiro.Poucos tem essa coragem.

    ResponderExcluir
  27. Parabéns, Caio,o brasil precisa gente assim,a globo e o braço da organização, NOVA ORDEM MUNDIAL, Se vc aprofundar a respeito desta nova ordem vc pira mas e tudo verdade.

    ResponderExcluir
  28. Parabéns Caio Blat...Coragem é para poucos.....
    Chega de monopólios, principalmente desta emissora Rede Globo de Televisão que se acha.....
    Se já te admirava como ator....agora muito mais, por se mostrar muito homem.
    Catarinaalice/minas Gerais

    ResponderExcluir
  29. É bom ver que globais percebem o esquema da Globo e se indignam com isso. Não podemos deixar que as coisas continuem assim. Mídia democrática já!

    ResponderExcluir
  30. Epa! Tem dinheiro publico e legislação a serem respeitados! E aí nao tem fiscalização, controle!!!!!!!!!!!!!!!!..............????????????????????
    Neste caso,cabe aprimorar a democracia: cobrança, multas, cassação de direitos cedidos por não cumprimento do acordo.

    ResponderExcluir
  31. que o monopólio da Globo FIlmes é um problema, tudo bem. agora, é bem patético ele não saber que quando ele vai no Jô, aquilo é jabá, do mesmo jeito que é jabá qdo aparece no Video Show ou como product placement em uma novela. e ainda chama o Jô de jornalista. desde o Chacrinha, pelo menos, tinha jabá.

    ResponderExcluir
  32. ISSO TUDO É LOUVAVÉL DA PARTE DELE..SEMPRE ADMIREI ELE E AGORA ADMIRO MAIS..SÓ QUE ELE VAI QUEIMAR SUA CARREIRA BRIGANDO COM A TODA PODEROSA QUE MANDA NO BRASIL INFELIZMENTE.

    ResponderExcluir
  33. O dia em que o império da vénus platinada cair, (e um dia cairá) outro assumirá seu lugar. Talvez dai tenhamos que nos ajoelhar para os bispos da record...céus!

    ResponderExcluir
  34. Não é só a Globo, essa terrível monopolização é uma tendência, e acredito que não só das empresas de comunicação mas do sistema capitalista global, e todos os veículos de comunicação se pudessem criariam um monopólios para si.

    Leiam e reflitam sobre essa notícia abaixo.
    http://www.diariodorio.com/o-dia-pode-ser-vendido-a-record/

    ResponderExcluir
  35. GANHE DINHEIRO TRABALHANDO EM CASA! O TRABALHO É SIMPLES: DIVULGAR OS SERVIÇOS DA EMPRESA. É UMA RENDA EXTRA QUE VOCÊ PODE GANHAR TRABALHANDO APENAS NAS HORAS VAGAS. VOCÊ PODE OBTER GANHOS SEMANAIS QUE PODEM PASSAR DOS R$ 150,00 E GANHOS MENSAIS SUPERIORES A R$ 1.500,00. VOCÊ NÃO VAI GANHAR R$ 16.000,00 COMO MUITAS PESSOAS DIZEM, MAS GARANTO QUE VALE À PENA! ACESSE: http://www.frpromotora.com/44663893 OU ME ENVIE UM E-MAIL: vagner.marques@pop.com.br

    ResponderExcluir
  36. Meus sinceros votos de parabéns, por tamanha coragem.

    ResponderExcluir
  37. Meio óbvio. Pra mim sempre esteve na cara tudo e não deixa de ser uma 'genial' máquina de fazer dinheiro. Pena que o produto da máquina na maioria das vezes desconstrói a cabeça das pessoas.

    ResponderExcluir
  38. Interessante esse blog e sua iniciativa. Mas o texto precisa ser melhor escrito. Tem erros de pontuação e de concordância que cansam o leitor.

    ResponderExcluir
  39. Parabéns pra ele. esse merece ser chamado de homem.

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Parabéns ao Caio pela coragem em colocar as coisas como elas realmente são.

    ResponderExcluir
  42. Alda Maria Barros da Silva30 de julho de 2012 07:31

    Sempre te admirei, Caio, agora então..nem se fala!!

    ResponderExcluir
  43. Pena que ele não saiba do que está falando... Ele deveria se informar melhor antes de sair falando do que não conhece....

    ResponderExcluir
  44. Mas como tem gente que odeia a Globo. Todas as empresas de comunicação fazem exatamente a mesma coisa, se formos boicotar, boicotemos a todos, e não apenas ao "grande demonio", como todo mundo gosta de falar. Ele reclama que a Globo o está usando, mas é engraçado que não fala nada sobre ele usar a Globo para promover seus trabalhos no teatro, por exemplo. Hipócrita, apenas isso

    ResponderExcluir
  45. A globo sempre foi autoritaria...outros canais são impedidos de passar programação (futebol) por isso naõ assito mais a globo. foi cortada da minha programação.Que outras empresas crescam para tirar este numero um que nao existe.

    ResponderExcluir
  46. Há um paradoxo entre o video de Pedro Cardoso e Caio Blat. Caio estava com um grupo de tearo compactuando com aqueles atores o que lhe indignava, sem compromisso com qualquer pessoa. No entanto, Pedro estava na casa da emissora, em um programa de um também fruto desse mercado... os dois vendendo o paraiso que era aquilo. Pedro em nenhum momento foi covarde, é tanto que desajustou o Bial e o paparazzi que não sabia nem oque responder. Pedro não divulgou a cara da globo como Caio fez... porém é a partir dessa semente que eles estão aos poucos plantando que nós "população em massa" vamos obrigando os meios globais a moldarem o que realmente nos interessa assistir...

    O poder faz dessas nojeiras com as pessoas! Quantos daqueles atores, ferramentas da podridão da globo (que aqui é apenas a ferramenta da nossa discussão) queriam se rebelar e não tem coragem ?!

    ResponderExcluir
  47. Realmente os meios de comunicação, especialmente a televisão e o rádio, que são concessões públicas precisam estabelecer uma padrão de conduta que tenha o foco no interesse público e não no interesse privado. Hoje são poucas famílias que dominam estas redes e assim, pelo poder econômico, usam a informação, um bem comum, para ganhar dinheiro com as fantasias que criam e a censura que fazem as opiniões contrárias. A coragem de alguns atores globais e jornalistas é louvável, no entanto serve para que cada vez parcelas maiores da população atentem para o poder enorme que os "donos da mídia" tem de produzir verdades.
    Em 2009 foi feito a 1ª Conferência Nacional de Comunicação, participaram alguns donos da mídia( a Globo não foi), produtores de áudio visual, editores de revistas e jornais, população civil organizada e o governo. Nesta Conferência foram aprovadas mais de 700 resoluções que se transformaram em um documento chamado Marco Regulatório da Comunicação ainda não disponível publicamente, mas que atualiza as leis que fragmentam a regulamentação deste setor importantíssimo. Este Marco precisa ser colocado para consulta de população e depois enviado para o Congresso, porém até agora nada aconteceu. A força da rede das empresas de comunicação é enorme, e é claro que a democratização da mídia não interessa a eles.
    É preciso pressionar o governo para que esta questão seja discutida nacionalmente não podemos mais conviver com redes de comunicação que fazem censura de determinados assuntos os quais elas não aprovam, isso é manipulação da informação. Isso é que tem indignado atores de caráter como Caio Blat. Nesta luta contamos somente conosco, por isso divulgar e compartilhar estes assuntos é de vital importância, a mídia não o fará. Em final de agosto acontecerá uma campanha pela Liberdade de Expressão com diversidade e pluralidade para ampliar esta discussão, estarei divulgado por aqui.

    ResponderExcluir
  48. Foda-se a televisão e a mídia, o mundo está alienado e discutindo coisas sobre esses temas que não passam de empíricas merdas na cultura.

    A TV aberta não exibe nada que se preste. Pior ainda é ficar discutindo essa merda toda.

    ResponderExcluir
  49. Parabéns pela postagem. Um relato importante de quem conhece os "meios" para que algo aconteça. Duro é entrar nessa briga e vencer. O Caio tem seu espaço e conseguirá se firmar noutro lugar.

    ResponderExcluir
  50. Gente, não se iludam, o marco regulatório da imprensa não tem nada a ver com o fim da programação comercial, não existirá limitação neste sentido, o que haverá será censura total. É isto que o governo quer, calar a boca da imprensa.Quando conseguirem, só será dito o que interessa a eles. A Globo não detem o monopólio nesta questão, todas as outras emissoras fazem o mesmo, cobram para divulgar. Chama-se comércio, o único problema aí é que não pagam direitos autorais e nem respeitam a lei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Francesco, Marco Regulatório da Comunicação e não da Imprensa, não tem nada a ver com censura, aliás o que se quer é mais liberdade de expressão.
      O assunto é profundo e complexo se quiser saber mais sobre as propostas sérias neste assunto visite os sites: http://www.frentex.org, http:// www.fndc.org.br, http://www.comunicacaodemocratica.org.br/, http://www.intervozes.org.br/
      Leia também a Constituição Federal, Capítulo V.

      Excluir
  51. Fico muito feliz de ver que ainda existem pessoas com ética, como mostrou o Caio Blat em sua explanação.
    Detesto a rede Globo, porque sei de pessoas que já trabalharam no meio e são submetidas a absurdos de todas as naturezas.
    Essa imagem de politicamente correta é só fachada.
    Espero que todos que lerem esta entrevista façam o mesmo que eu faço: BOICOTEM A REDE GLOBO.
    Existem programas muito mais interessantes em outras emissoras do que os chatérrimos Ana Maria Braga, Xuxa(essa a pior de todas), Faustão e seu jornalismo cheio de manipulação e meias verdades.
    Parabéns Caio e que sua carreira seja cada dia mais sucesso. E que você não se prostitua como muitos artistas globais só para estar na mídia.
    Ser artista não é sinônimo de ser conivente com essa nojeira toda.
    Nós somos a maioria.....quando desligarmos o botão da TV e mandar a audiência deles ás favas, certamente aprenderão que devem fazer um produto de qualidade, com ética e com dignidade.

    ResponderExcluir
  52. Mimimi, bla bla bla... Amanhã ele tá fazendo novela na Globo de novo.

    ResponderExcluir
  53. Sério....é muita hipocrisia que vejo aqui, todos chegaram aonde chegaram por causa da globo, que não querendo ser advogado do diabo, mas é a única que faz com grande perfeição a tudo que se propõe, está aí a transmissão das olimpíadas que não nos deixa mentir, muitos erros, muito amadorismo. Hoje qualquer empresa capitalista visa o lucro ao máximo, provavelmente na empresa que você trabalha dentro do contexto aonde ela está inserida, comete os mesmos erros éticos, agora, você vai pedir demissão por isso? furar a fila, "molhar" a mão do guarda, tudo isso faz parte do pacote que a globo e nós praticamos no nosso dia-a-dia. Nunca me meteria a criticar ninguém porque sei dos meus erros, e não me julgo capaz de apontar ninguém, mesmo que os meus erros sejam menores do que a pessoa/empresa em questão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas meu caro, nem todos são como vc, essa história de "molhar a mão do guarda", como vc diz, não é ato de todos os brasileiros. E Caio, parabéns pela atitude de coragem, como já foi dito, tem de ser Homem com h maiúsculo pra mexer nesse vespeiro manipulador. Parabéns mesmo cara!!

      Excluir
  54. Engraçado ele dizer isso agora, depois de ter trabalhado anos nesta empresa. Duvido que os jornalistas, apresentadores e atores (muito críticos e intelectuais como todo artista, claro!) não saibam o que rola por trás dos bastidores. SABEM SIM, mas como a própria emissora eles só ligam para o dinheiro absurdo que ganham. Na minha opinião ele só diz isso agora porque não está conseguindo mais fazer novelas. E outra: não trate o cidadão brasileiro como 'coitadinho' por merecer assistir programas culturais, PQ ELES NÃO QUEREM, PREFEREM DOMIIIINNNNGOOO LEGAL E FAUSTÃO. São Paulo tem muitas bibliotecas, teatros, cinemas e outras atrações de graça (como SESIs e SESCs) mas ninguém quer. (Moro na ZL de SP, sei o que estou falando).

    ResponderExcluir
  55. Não assistam a globo, pronto, é simples! Aposto que a maioria aqui assiste alguma coisa da globo e ficam aí falando besteira!

    Caio Blat deveria ter falado isto quando tava na globo, ou não tinha coragem? Na hora de receber o salário a globo é boa... Sei...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a sua resposta! É isso mesmo..

      Excluir
    2. É isso mesmo. E por que será dessa gana, só encima da Globo? E a Globo como empresa privada tem lá essa "responsabilidade" social, para oferecer cultura para o povo "pobre"?
      Como pode uma pessoa falar em democracia da mídia, se existem várias emissoras, e imagino eu, que todas tem liberdade de trabalhar como quiserem, e o cidadão tem liberdade para vê o que ele quiser, na emissora que quiser.

      Excluir
  56. compensador ler esse desabafo...muito corajoso o moço...

    ResponderExcluir
  57. Creio que este fato já está constatado. A questão a ser colocada pela minoria do povo brasieiro que tem esta consciência, então, seria debater um processo que viabilize mudar este contexto de doutrinação da mídia de massa.
    www.cihgral.com

    ResponderExcluir
  58. A REDE ESGOTO É NOJENTA MESMO, ISSO SÓ VAI ACABAR QUANDO UMA BOA PARCELA DA SOCIEDADE PARAR DE DAR IBOPE PRA ELES!!! EU PAREI COM A GLOBO HÁ MAIS DE 8 ANOS!

    ResponderExcluir
  59. ISTO É UM ABSURDO! ESTE CANAL PREJUDICA MAIS O BRASIL DO QUE AJUDA! CHEGA DE MONOPÓLIO!

    ResponderExcluir
  60. É sempre bom ver esses desabafos, que mostram como a coisa funciona, mesmo infringindo leis. Limite de 25% para publicidade é uma coisa que não existe no Brasil! Rarissímas são as emissoras que fazem isso. Incentivo à cultura e educação? farsa para tornar o povo mais ignorante achando que o que aparece na TV é verdade. O negócio é parar de assistir essas tragédias e babozeiras e buscar informações de outras maneiras. Uma conversa com um desconhecido pode te trazer mais informação do que a mídia TV e rádio.

    ResponderExcluir
  61. Tiraram o video do ar!! Alguém baixou antes? Se sim posta aí!! Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Onde está a liberdade de imprensa? Realmente, alguém precisa postar o vídeo novamente.

      Excluir
  62. Tiraram o vídeo. Isso porque não existe censura e a Globo não é dona do Brasil!
    O vídeo é muito mais forte, Caio Blat falou tudo o que acontece nos bastidores da Globo, se você não se aliar a Globo nem seu filme, nem sua peça, nem sua música, nada acontece.
    Esse vídeo começou a ser compartilhado, e, em questão de horas, foi tirado do ar. Uma prova de que a Globo manipula a mídia, inclusive a internet, e de que é mais forte do que o Governo, aliás, quem elege nossos governadores e presidentes é ela mesma, a Globo. A Globo não é apenas uma rede de televisão, ela domina o país, ela manda e desmanda aqui, um imenso marajá.
    Não tenha medo de falar, especialmente se assim como eu você produz arte nesse país.
    Caio Blat estamos com você, a Globo não é mais forte que todos nós unidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Extremamente covarde voltar atrás Caio Blat, pois você teria apoio, mas preferiu se render novamente as garras da Globo. Você sabe que se retratou por medo, mas você sabe que o que você disse em Suzano é a verdade.

      Excluir
  63. Corajoso??? Infelizmente não.... Ele se rendeu muito rápido!

    http://noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/2012/07/31/caio-blat-fala-mal-da-globo-pede-desculpas-e-tira-do-ar-video-com-suas-criticas.jhtm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amarelou, é verdade. Em todo caso vazou o esquema que muitos já sabiam, mas não tinham certeza.
      Claro que ele deve ter sido reprimido de todas as maneiras e cedeu.
      O que ele falou não é diferente do que o Chico Buarque falava. Pouco mudou, mas a luta pela democracia na mídia continua.

      Excluir
    2. Achei uma atitude muito covarde ele voltar atrás, ele denunciou o que viu e depois resolver recuar. Ele ter se retratado só provou ainda mais que tudo o que ele disse em Suzano é verdade.

      Excluir
  64. Considero admirável como alguns artistas da globo no caso da Música ainda conseguem sair pra fazer apresentações em outros programas tipo Hebe, SBT , REDTV, tipo como Maria Gadú e Ana Carolina (Bem creio que essas emissoras pagam uma baba pra globo deixar eles irem dar o ar da graça)

    Ainda bem que tem gente que sabe fazer um lance alternativo extra mídia tipo A Banda Mais Bonita Da Cidade que até apareceu no Fantástico, mas que sumiu dali rapinho! Músico que é músico tem que viver do palco não de TV!

    ResponderExcluir
  65. O poder da rede Globo e da sua produtora de filmes foi grande demais e Caio Blat não manteve as denúncias que tinha feito sobre o modo de operar da rede Globo.
    Depois de dizer que o esquema de distribuição da Globo o deixou enojado, nessa segunda-feira, a Central Globo de Comunicação divulgou nota em que afirma que “o ator tomou iniciativa de nos escrever pedindo desculpas.”

    http://democracianamidia.blogspot.com.br/2012/07/caio-blat-amarelou-pediu-desculpas.html

    ResponderExcluir
  66. Ele ficou surpreso porque o cinema não chega aos pobres? Jura? O que ele queria? Cineplex na favela? O cara fala o óbvio e todo mundo fica pagando de indignado. Faça filmes bons e não as porcarias que vemos por aí e parem de ficar surpresos da rede Globo querer ter lucro como qualquer padaria da esquina. Se precisa de algum incentivo cultural, o lugar é o congresso. Mania que o povo tem de esperar que a Globo faça caridade!

    ResponderExcluir
  67. É covarde uma pessoa falar algo e depois voltar atrás por medo, quem não se assumi não consegue ser livre. Ele deixou de lado o que pensa por medo e pressão, agora vai viver acuado, medindo as palavras, sentindo-se perseguido, mas lá no coração ele vai saber que errou em se retratar.
    Percebo que era uma conversa informal, ele disse realmente o que pensa, mas quando a coisa virou pública logo quis se retratar pra não se dar mal, ele deveria ter vergonha de denunciar isso tudo fazendo parte do esquema.
    É incrível o poder da Globo, como ela consegue controlar as pessoas, caras como o Caio Blat, com tanto potencial, acabam se rendendo a esse poder. Porém, todo poder é muito mais imaginário do que real, e a Globo se aproveita de situações onde alguém se mostra rebelde para alertar os outros dos perigos de se rebelar contra ela, só que na verdade quem dá poder a ela é o medo e as pessoas que tem medo, a partir do momento em que as pessoas deixarem de lado o medo e ambição a Globo, dentre outras empresas, e o próprio Governo, deixaram de ser essa rede forte de poder, pois a engrenagem disso tudo somos nós, se a engrenagem decide parar a máquina morre!

    ResponderExcluir
  68. Não sei porque as pessoas estão chocadas, não só a globo como qualquer emissora não faz propaganda por caridade ou amor. Eles ganham dinheiro por meio de propagandas e é um tiro no pé fazer propaganda (ainda por cima gratuita) para concorrentes. Agora, é preciso achar outros meios de divulgação que não a famigerada emissora.

    ResponderExcluir
  69. http://www.pragmatismopolitico.com.br/2012/08/caio-blat-pede-desculpas-globo.html

    Durou pouco!

    ResponderExcluir
  70. Caio Blat fala mal da Globo, se arrepende, pede desculpas e manda tirar do ar vídeo com críticas
    http://goo.gl/M3bwr

    ResponderExcluir
  71. E a Som Livre que monopoliza os artistas. Pega uma porcentagem de tudo que o artista ganha, incluindo shows, além de CDS e DVDs vendidos e em troca faz inserção do refrão em comerciais umas 20 vezes por dia, na qual vc acaba decorando um refrão de uma música que vc nunca ouviria por escolha própria.

    Pq acham que o Eu quero tchu quero tcha e outras porcarias como michel teló explodiram no meio musical. Sã milhões que a Som Livre ganha em cima de cada um desses artistas que eles divulgam.

    Luan Santana é outro que explodiu quando entrou na gravadora do plim plim, que detinha 30 % da carreira dele.

    ResponderExcluir
  72. Temos que divulgar amplamente em todas as redes sociais. Esse monopólio da Rede Globo é extremamente nocivo a nossa cultura. Ontem, por exemplo, senti muita saudade da antiga Rede Manchete ao ver os desfiles de escola de Samba do Rio de Janeiro. A Globo deixa de transmitir "ao vivo" o desfile da primeira escola, pois em seu lugar tem que passar novelas e BBB. Desrespeita os torcedores das agremiações ditas "pequenas", que esperam por um ano essa "horinha" de destaque. Lembro que a Rede Globo transmite o desfile dessas escolas após o encerramento, por volta das 4 horas da manhã. Durante o desfile das demais escolas, a maliciosa e tendenciosa Rede Globo se prende a mostrar seus artistas, cantores e de fazer propaganda de suas novelas e etc. Há uma nítida intenção em valorizas as agremiações que possuem grande número de artistas da Globo, daquelas que falam de temas de interesse da Globo ou tão somente as escolas preferidas, como a Beija Flor, Mangueira e Grande Rio. A exemplo do que ocorre com o futebol (Corinthians e Flamengo). A transmissão da Rede Manchete explorava o desfile de forma imparcial, mostrando todos os detalhes. As palavras do presidente da escola, grito do "puxador", apresentação do meste sala e porta bandeira aos jurados, ala das baianas e tantos outros componentes que deram seu "sangue" por um ano em ensaios ou no barracão. A globo não transmite o início, se prende por muito tempo mostrando a comissão de frente e as primeiras alas e encerra o desfile com cerca de 10 minutos de antecedência para um debate inútil. Vamos mudar isso, o público não merece ficar a noite inteira para assistir ao desfile, e no entanto permanece a maior parte do tempo assistindo as "figurinhas" carimbadas da rede Globo. Parabéns ao ator Caio Blat pela ousadia, mas sinto muito pela retaliação que irá sofrer. É lastimável.

    ResponderExcluir